segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO

  • Apoiar o culto da família à nascença, por intermédio do alargamento da licença de maternidade para os 6 (seis) meses, sem qualquer prejuízo remuneratório.
  • Maior investimento em creches e jardins-de-infância públicos de forma a proporcionar o maior número de vagas à população, bem como proceder ao alargamento dos respectivos horários de funcionamento.
  • Pôr termo ao encerramento compulsivo de escolas primárias, reorganizando e estimulando a reabertura das que se encontram em locais do interior algarvio, bem como alargar a respectiva rede de transportes escolares.
  • Introdução da disciplina de Educação Cívica no Ensino Básico, ministrada por docentes das áreas de Ciências Sociais e Humanas.
  • Extinção dos actuais estabelecimentos de ensino básico e secundário em simultâneo, permitindo uma especialização dos órgãos de gestão escolar e uma homogeneização do universo estudantil em cada um dos níveis de ensino.
  • Pôr termo aos Agrupamentos de Escolas, tendo em vista a descentralização de toda a componente administrativa e lectiva.
  • Criação de um Modelo de Avaliação de Professores transparente, justo, independente e sem a atribuição de quotas.
  • Dignificar a profissão docente, extinguindo as actuais categorias e promovendo uma progressão na carreira condigna com o trabalho desenvolvido.
  • Reestruturação do Concurso de Professores em toda a sua plenitude e optimização dos horários de trabalho atribuídos, de forma a combater a sobrecarga horária e contribuir para uma melhoria do seu desempenho.
  • Proporcionar a todos os professores a frequência em cursos de profissionalização, incentivando-os, dessa forma, a aumentar o seu grau de especialização na vertente do ensino.
  • Maior autonomia do corpo docente, atribuindo-lhe funções da sua competência e retirando-lhe todo o trabalho administrativo de elevado teor burocrático.
  • Imputar maior responsabilidade aos alunos e maior autoridade aos professores.
  • Apoio personalizado a alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
  • Atribuição de bolsas de mérito aos melhores alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário para prossecução dos estudos, bem como prémios monetários mediante as classificações obtidas.
  • Reorganização dos actuais Cursos Profissionais, revestindo-os e dotando-os de uma maior componente prática e atribuindo critérios de selecção mais rigorosos para os alunos que os pretendam frequentar.
  • Reorganização dos actuais Centros de Novas Oportunidades, aplicando aos respectivos cursos um maior grau de exigibilidade.
  • Criação de cursos de formação profissional vocacionados para as necessidades da região, estabelecendo sinergias com empresas de diversos sectores.
  • Fim da distinção entre Ensino Superior Público e Politécnico.
  • Fomentar o culto da meritocracia, através da criação de uma escala de classificações que permitam o gradual reembolso da propina paga pelo aluno.
  • Maior incentivo ao empreendedorismo e inovação através de uma participação mais activa das universidades, nomeadamente no acompanhamento de projectos e candidaturas a apoios estatais.

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